As obras do Trevo de Alphaville, um dos principais pontos de conexão da Rodovia Castello Branco atingiram 70% de avanço. O dispositivo integra o programa de ampliação da capacidade das novas vias marginais, entre os quilômetros 22 e 27.
As ações são realizadas pela ViaOeste, com supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). As informações foram divulgadas na quarta-feira (29).
“A intervenção é considerada estratégica para a mobilidade urbana de Barueri, garantindo maior fluidez, segurança viária e melhor integração entre Alphaville, Tamboré e as pistas expressas e marginais da Castello Branco”, destaca a companhia.
O projeto contempla seis estruturas de contenção em terra armada, já 100% concluídas. Foram instaladas mais de 980 placas de concreto em um processo de alta complexidade técnica, fundamental para ampliar a área disponível e permitir a implantação das novas alças e faixas de tráfego. Essas estruturas trazem estabilidade e eficiência para o novo traçado do dispositivo.
Trevo de Alphaville: Viadutos em ritmo acelerado
As obras de arte especiais (OAE) do Trevo de Alphaville avançam em diferentes estágios:
• 23+200 Oeste – Avanço de 85% nas fundações com estacas raiz e 26% de execução geral.
• 23+220 Oeste – Passagem inferior em fase final, com aterro dos encontros e preparação para concretagem da laje de aproximação. Avanço total: 93%.
• 23+250 Oeste – Alargamento do viaduto da pista expressa Oeste com 89% de avanço, em fase de aterro e concretagem de lajes e barreiras de proteção.
• 23+300 Marginal Leste – Estrutura concluída, com liberação do tráfego prevista entre os km 24 e km 22 da pista marginal Leste.
• 23+300 Local Leste – Em fase de superestrutura, com montagem de vigas transversinas e placas de pré-laje. Avanço atual: 64%.
Trevo de Alphaville: Ramos viários com 65% de execução





O projeto contempla seis estruturas de contenção em terra armada, já 100% concluídas. (Divulgação/ViaOeste)
Já as atividades de infraestrutura viária e drenagem, que envolvem 15 ramos de acesso, já atingiram 65% de avanço físico. Para acelerar a execução, conforme a concessionária, a engenharia adotou uma solução técnica inovadora: substituição do solo por rachão nos corpos de aterro, o que reduziu em até 40% o prazo estimado de conclusão dessa etapa.
Ao todo, foram aplicados mais de 15 mil m³ de rachão, garantindo mais estabilidade e agilidade às frentes de obra.
O novo Trevo de Alphaville será um dos principais marcos das obras das marginais da Castello Branco. Além de melhorar a fluidez viária e reduzir congestionamentos, o dispositivo reforçará a conectividade urbana de Barueri, beneficiando motoristas, pedestres e o entorno econômico e residencial.
“Com a conclusão da obra, a região contará com um dispositivo moderno, seguro e eficiente, resultado de um investimento robusto voltado à mobilidade do presente e do futuro”, destaca a ViaOeste.
Implantação das marginais da Castello Branco
As obras de duplicação das vias marginais da Rodovia Castello Branco fazem parte de um amplo projeto de infraestrutura da ViaOeste, em conjunto com a ARTESP, que visa ampliar a capacidade viária da rodovia, especialmente em trechos de grande fluxo.
Essas atividades são indispensáveis para o avanço das obras que integram o projeto de modernização dos trevos de Alphaville e de Barueri.
A iniciativa contempla também a ampliação das marginais da rodovia, com foco na melhoria do acesso e na fluidez do trânsito, beneficiando importantes vias da região, como a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha.
“Com um investimento de R$ 1 bilhão, o projeto promete melhorar de forma significativa a interligação entre a capital paulista e os municípios da região, promovendo avanços estruturais que contribuirão diretamente para a mobilidade urbana, o crescimento econômico e a qualidade de vida de milhares de pessoas que circulam diariamente pelo trecho”, destaca a ViaOeste
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